quarta-feira, 24 de abril de 2013

aula do dia 24-4-2013

Hoje foi a segunda aula e o primeiro contatos com muitos alunos.

Foi necessário recapitular o que foi feito na primeira aula. Vou voltar rapidamente sobre essas duas aulas.

Na primeira aula me apresentei  o que não fiz de novo hoje. Quem tem curiosidade pode visitar minha página na internet.

Na primeira aula tentei contextualizar a nossa disciplina no contexto da evolução do sistema educacional brasileiro e dei vários dados comparativos com o objetivo de mostrar o quanto se chega na universidade com pouca formação em filosofia no Brasil.

Na primeira aula introduzi uns ramos de filosofia, indagando os alunos a respeito: ética, logica, epistemologia e politica.

Hoje já entramos na reflexão sobre ética através de um caso imaginário de amante virtual.

Vocabulário importante do dia :

Etnocentrismo: tendencia natural de todo ser humano a considerar os outro através dos olhos da sua cultura.

O etnocentrismo leva a erros de avaliação e a problema de comunicação. Ele nós leva a aplicar nossos valores para avaliar comportamentos dos outros.

Maniqueísmo. E uma doutrina complexa que teve muita influência sobre varias religiões inclusive o cristianismo. A  palavra é geralmente usada para designar o caráter mais saliente: a divisão do mundo entre o bem e o mal. Essa perspectiva é muito bem ilustrado pelas novelas da Globo (que tem heróis e vilões) e pelos filmes de Hollywood (ou seja a imensa maioria dos filmes que passam na televisão brasileira em particular... na Globo!).

Foi mencionada também o elogio do revanchismo, do esprito de vingança com o qual nos bombardeá as novelas de globo. Mencionei o romance de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo que mostra a futilidade do ressentimento e da vingança.

Depois de uma discussão rica e animada comecei a introduzir elementos teóricos sobre a ética.

Mencionei que a posição tradicional (Aristóteles, Thomas de Aquino, Kant....) consiste em elaborar regras universais que ditam o que devemos fazer. Na filosofia contemporânea a tendencia é de acreditar que essas regras não respeitam a pluralidade cultural nem a complexidade do mundo real (que foi muito bem exemplificada por varias pessoas na discussão. O foco atual tem sido mais sobre alguns princípios (integridade ou dignidade humana) e sobre a avaliação das consequências para as diversas pessoas involvidadas, a curto, meio e longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário