Não se trata de um texto de filosofia e não é leitura obrigatória mas me parece relevante, para vocês que se destinam a serem professores, entender melhor as bases psicopedagógicas desse procedimento avaliativo. Em outro momento posso disponibilizar um texto que eu mesmo escrevi a respeito do uso dos diários de aprendizagem.
È importante entender que trata-se de uma avaliação que procura associar a metacognição à criatividade e ao protagonismo. Vocês são os heróis do seus diários, devem usar a primeira pessoa e se focar no seus processos de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem será baseada em 3 critérios:
-COMPLETUDE, ou seja abordar tudo que a disciplina aborda, todas as aulas, atividades, leituras, etc.
-HONESTIDADE: não plagiar, não simular, não mentir etc.
-ORIGINALIDADE OU CARÁTER PESSOAL
Lembrando: é um diário de aprendizagem e não um diário de ensino. Ou seja não se trata de se focar sobre o que o professor faz: isso eu já sei! Não é proibido falar do professor mas a estrela precisa ser você e seus processos cognitivos.
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